segunda-feira, 19 de abril de 2010

Distribuições linux

Olá galera, esse é mais um dos nossos posts iniciais, nesse artigo iremos tratar sobre as distribuições Linux, que muitas vezes confundem a cabeça de quem está migrando para o mundo do software livre.
Para começar, Linux na verdade, é o kernel do sistema operacional GNU/LINUX, quando o projecto GNU foi criado por um Hacker chamado Richard Stallman, tinha como objectivo "ressuscitar" a cultura hacker que estava em decadência na época pela ascendência do mercado de software privado. Stallman tinha desenvolvido uma "nova cultura" que até hoje é seguida pela comunidade Linux, a do software livre. A cultura do software livre não se baseava em softwares grátis, e sim com seu código-fonte aberto, por um belo e feliz acaso, um jovem hacker finlandês chamado Linus trovalds, usava uma versão do unix chamada minix, mas não estava satisfeito com alguns recursos do sistema e resolveu modificá-lo, começou assim a jornada que hoje em dia todos nós usúarios Linux agradecemos por ter existido.
Stallman já avia desenvolvido algumas aplicações, que inclusive estavam sendo usadas por Linus no seu projeto, quando a primeira versão do linux oficial foi lançada, Stallman a utilizou-a no GNU como kernel do sistema operacional oficial do projeto GNU, já que o projeto de Linus atendia mesmo sem intenção (mas por ideais de uma cultura impressionante) aos requisitos da cultura de software livre. Essa junção resultou hoje no GNU/LINUX, que é um sistema operacional de desktops e servidores.
LINUX é o kernel do sistema, kernel é como se fosse o coração do sistema operacional responsável por ser o intermédio entre o usuário e a máquina.
Por tanto, um relogio digital que utilize esse kernel, pode ser considerado uma maquina que hospeda um sistema linux assim como um celular, um robô, ou um mainframe :D.
Em fim, a distribuição GNU/LINUX, é como se fosse uma versão do sistema, só não é uma "versão" por que não é uma continuação de um sistema inicial, e sim uma reunião de diferentes programas rodando em torno de um mesmo kernel.
Vou listar aqui algumas das distribuições mais conhecidas, deixando claro que a escolha de alguma delas é pura questão de afinidades e de gosto, e que qualquer um pode criar sua própria distribuição, que se adapte as suas necessidades, necessitando apenas pegar o código fonte do kernel, modificá-lo, e compilá-lo (como se isso fosse uma coisa simples :p), ou então seguir algum tutorial de como fazer sua própria distro, tendo até a opção de torná-la um livecd :D.
Bom, vamos a lista :

O Mandriva é fruto da fusão das empresas MandrakeSoft e Conectiva, é uma distribuição voltada para usuários domésticos, foi uma das distribuições pioneiras em inserir uma interface gráfica em sua instalação, auxiliando a ponte do usuário técnico para os iniciantes. Ela é uma distro disponibilizada em 3 versões: Mandriva One, Mandriva free e Mandriva Powerpack, essa ultima mostra como a cultura do software livre não se restringe a software grátis, mais sim a software com o código fonte aberto.


Debian é simplesmente o pai da maioria das distros voltadas para usuários iniciantes como o ubuntu por exemplo. Apesar de ser um sistema voltado para servidores, criou na minha opinião o melhor gerenciador de pacotes para Linux, o apt-get, para pessoas que estão iniciando, não o indico, por ele ter um instalação muito pesada, mas em compensação, a maioria dos seus "derivados" tem o intuito de ser a ponte migratória de usuários do Windows mas que tem a "filosofia" Linux na mente, ou seja, para iniciantes, usem os derivados de debian, mas tenho o devido respeito por esta distribuição que mais fez pela integração do Linux a usuários que não possuem um conhecimento técnico avançado.

O Suse, como originalmente era chamado, não era um sistema GNU/Linux pois, não possuía código fonte aberto e era um software pago, era apenas um Linux, pois usava o kernel em questão, mas fugia a regra de que Linux é um sistema da cultura do software livre. Essa situação mudou em 2003 quando a empresa Novell adquiriu o suse, abrindo seu código fonte, e aceitando colaboração de desenvolvedores da comunidade linux, com foco na comunidade do suse, surgindo assim em 2005 o OPENSUSE, que agora sim, é um sistema GNU/Linux pois tem seu código fonte aberto, independentemente de ser ou não software pago.

Eis que surge a distribuição mais usada por usuários em processos transitório do Windows para o Linux, na minha opinião é a melhor opção pra quem ta começando, a comunidade ubuntu em particular, é muito receptiva com novos usuários, foi a distribuição que escolhi para minha entrada no "mundo livre", mas reforço que a escolha de uma distribuição é questão de gosto e afinidade. É derivada do Debian, e possui o .deb como estenção nativa do sistema.


A distribuição preferida pelos nossos usuários mais experientes, na minha opinião, tratasse de uma evolução constante, ela definitivamente não é uma distribuição para iniciantes, por varios motivos, por exemplo, a instalação do mesmo é feita em modo texto. É um sistema GNU/Linux legitimo, daqueles que levam a cultura hacker ao pé da letra, mas reforço, não é um sistema para iniciantes, apesar de ser aconselhável para usuários com conhecimento mediano que queiram um sistema onde possam aprender a fundo a essência do Linux.


O fedora é uma distro ecléctica, pois é bastante utilizado em servidores, mas é uma boa distribuição para iniciantes, com a interface gráfica muito semelhante a do ubuntu, pelo fato das duas distros usarem gnome no seu estilo classico de 2 barras. É a continuação do Red Hat que foi descontinuado em 2003, mas tinha um publico muito fiel, tão qual não deixaram que o sistema se extinguisse de vez, deram continuação no fedora.


Red Hat é o pai do fedora, red hat inc., é uma empresa norte americana, disponibiliza produtos baseados no sistema operacional fedora, e no antigo red hat, esse sistema foi descontinuado em 2003, mas tinha um publico muito fiel que ajudou a red hat a evolui-lo para o fedora. O red hat foi líder de mercado muito tempo nos estados unidos, por isso a popularidade do seu sucessor, o fedora, o red hat é mais uma distribuição que presa pela inclusão de usuários sem muitos conhecimentos técnicos, e foi uma das pioneiras nessa ideologia, juntamente com a Debian, e a Mandriva.

E chegamos ao final do artigo galera, espero que todos tenham gostado e aprendido com essa introdução as distribuições mais usadas, reforçando que são inúmeras as distribuições existentes, e só pesquisando se consegui achar uma que o agrade, obrigado a todos, abraços, até a próxima.

domingo, 18 de abril de 2010

Para quem esta migrando do Windows para o Linux


Bom pessoal, esse e um dos nossos primeiros artigos e vamos falar para quem esta vindo do Windows e não faz ideia de como proceder no Linux.
Antes a uns 10, 12 anos atrás o Linux não era muito fácil de se usar por pessoas que não tinham muito conhecimento em programação, pois não possuía uma interface gráfica amigável e quase tudo era feito pela por código, mas agora temos a opção de fazer quase tudo pela interface gráfica , é claro que a linha de comando é e sempre vai ser a melhor opção(pelo menos na opinião da maioria), ela é executada no terminal(tem como seu similar a prompt de comando do Windows) mas falaremos dela mais para frente. Enfim falei tanto para dizer que para vocês que estão migrando do Windows para o Linux, não fiquem com medo do pinguim pois ele é o caminho da felicidade para quem entende seu espírito, e não se preocupe com a impressão inicial pois, ela pode não ser a melhor, mas com o passar do tempo, você verá que tudo é questão de curiosidade, interesse, e conhecimento, que é adquirido com a vivência em meio a nossa comunidade, que é muito receptiva com pessoas que estão migrando e que realmente tem o interesse de aprender e contribuir com a comunidade, um bom local para se adentrar na comunidade é o site viva o linux cujo o qual, os membros do nosso site participam com suas contribuições, tanto respondendo duvidas, quanto deixando suas duvidas para que outras pessoas tenham o desafio de ajudar, que na verdade, é o que nos motiva a continuar tentando :D

Publicação Inaugural

E ai galera, esse é o inicio do blog tcnolivre, um blog sobre tecnologia livre em geral, focado na comunidade linux, com o intuito de trazer noticias, artigos, vídeos, livros, dicas e muito mais para pessoas interessadas no mundo linux e do software livre em geral, esperamos que seja uma longa jornada ao longo da comunidade e que todos que nos visitem fechem seus browser satisfeitos :D